top of page

Manifestantes em Santos protestam contra genocídio do povo palestino

  • Foto do escritor: Carlos Norberto Souza
    Carlos Norberto Souza
  • 17 de jun.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 9 de ago.

ree

No último domingo (15), o Coletivo Palestina Livre - Baixada Santista e a comunidade árabe e palestina realizou manifestação em Santos, na Praça das Bandeiras (bairro Gonzaga), para reivindicar o fim do genocídio palestino, o rompimento das relações diplomáticas e econômicas com Israel e a libertação de brasileiros presos nas “masmorras” daquele país. O ato teve a participação de integrantes de organizações políticas, entidades sindicais, coletivos estudantis e movimento sociais. O ato se somou à Marcha Global ao lado de milhares de brasileiros que saíram às ruas contra a política genocida do governo de Benjamim Netanyahu, na capital paulista e em outras regiões do País.


Limpeza étnica e expansionismo


“O povo palestino está enfrentando um genocídio, uma limpeza étnica, uma guerra de agressão israelense, apoiada pelos Estados Unidos e os países da Europa para tentar forçar o povo a sair da terra dele na faixa de Gaza e dominar a Cisjordânia e acabar com a causa palestina através desses massacres, de assassinato de crianças e mulheres palestinas para que Israel domine a Palestina e a região do Oriente Médio”, afirma Salah Mohamad Ali, representante da Sociedade Beneficente Islâmica de Santos e Litoral Paulista, ao Megafone Litoral SP.


Palestina Livre


No entanto, Salah acredita que “por intermédio das manifestações dos povos livres do mundo, do Brasil, da América Latina, da Europa e do mundo inteiro em apoio à causa palestina, Palestina será libertada em breve, inshallah, do rio até o mar do domínio israelense nazista criminoso”.


Família pede justiça por Matheus


Amigos e familiares do jovem Matheus Lopes Silva Santos, 21 anos, se manifestaram em frente ao Palácio da Justiça, em Santos, nesta segunda-feira (16), com objetivo de denunciar a violência policial e pedir justiça por ele. O jovem está internado no Hospital Vicentino, em São Vicente, sob custódia policial. No último dia 8, Matheus foi baleado pela Polícia Militar durante uma diligência no Caminho São José, no bairro Rádio Clube, em Santos.


Câmeras corporais


Os manifestantes contestam a versão policial de que o rapaz seria envolvido com tráfico de drogas, que estaria armado e teria atentado contra a vida dos integrantes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). À iniciativa de mídia independente Frequência Caiçara, familiares do jovem afirmaram que Matheus tem dois trabalhos: ajudante de pedreiro e de operador de reciclagem em um Ferro Velho na comunidade. A defesa também está pedindo exames periciais e as imagens das câmeras corporais dos policiais.


Trabalhadores rejeitam nova lei dos portos


Na manhã do último sábado (13/06), entidades sindicais de trabalhadores do Porto de Santos realizaram passeada contra o Projeto de Lei 733/2025, que propõe novo marco regulatório do setor portuário. A concentração teve início em frente à Autoridade Portuária de Santos e caminhada seguia até a Praça Mauá, com a participação de dirigentes sindicais, vereadores e deputados. A manifestação foi convocada por assembleia unificada, no último dia 6, com todas as categorias.


Conquistas históricas ameaçadas


Segundo os trabalhadores, o PL 733 ameaça empregos e direitos, além de prejudicar a economia da Baixada Santista. “Esse PL não só desmonta conquistas históricas dos portuários, como enfraquece toda a cidade de Santos. Quando o trabalhador perde, a cidade perde junto. É o futuro da região sendo colocado em risco!”, afirma Miro Machado, um dos organizadores da mobilização e presidente do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários do Estado de São Paulo (Sintraport).


Em defesa dos servidores


Sindicatos de servidores públicos municipais iniciaram, na Baixada Santista, campanha contra Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na noite de ontem (16), durante a live semanal do Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos (Sindest). No programa desta semana, o presidente do Sindest de Santos, Fábio Pimentel, recebeu os presidentes dos sindicatos dos servidores de Guarujá, São Vicente e Praia Grande, Zoel Siqueira, Júlio Cezar Jeremias e Adriano Lopes. Segundo os sindicalistas, com a PEC 32, o futuro dos servidores está em risco.


Seminário com Padre Júlio Lancelotti


Ontem, o Instituto Telma de Souza realizou o Seminário Regional “Políticas Públicas para a População em Situação de Rua: diagnóstico, experiências e garantia de direitos”, na Universidade Santa Cecília. Ao lado de Padre Júlio Lancelotti e da advogada e empresária do Racionais MCs, Eliane Dias, com a mediação da ex-vereadora Telma de Souza, foram debatidas as múltiplas violências enfrentadas pela população em situação de rua e a urgência de políticas públicas baseadas nos direitos humanos e no enfrentamento das desigualdades.


Congresso do CES


No próximo sábado (21), a partir 13h, o Congresso do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES) vai eleger a nova direção da entidade, debater os rumos do movimento estudantil e da educação na Baixada Santista. Com o lema ‘Mobilizar, unir e ocupar as ruas para mudar as universidades’, o congresso tem o objetivo de “construir um movimento estudantil combativo, democrático e comprometido com as lutas do nosso tempo: contra os cortes na educação, por permanência estudantil, por uma universidade pública, gratuita e de qualidade!”. O Congresso do CES será realizado na Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias - Santos/SP).


CTB-SP elege nova direção


No dia 7 de junho, o 6º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em São Paulo (CTB-SP) elegeu nova direção estadual e reconduziu o presidente Renê Vicente dos Santos na função, trabalhador da Sabesp e dirigente do Sintaema, para o próximo período (2025-2029). O evento foi realizado na Colônia de Férias do Sindicato dos Vidreiras e Vidreiras de SP, em Praia Grande, na Baixada Santista.


Unidade e luta


O congresso reuniu quase 200 representantes sindicais de várias partes de São Paulo e categorias de trabalhadores para debater sobre os desafios da classe trabalhadora e da atuação da CTB no atual cenário político, econômico e social, sob o lema “Unidade e Luta para Transformar o Brasil”. Segundo Rene Vicente, o 6º Congresso marcou a unidade, a organização e a resistência da CTB-SP. “Elegemos uma direção representativa e comprometida com a luta da classe trabalhadora em todo o estado. Seguiremos mobilizados contra as privatizações e os ataques aos direitos, construindo uma CTB ainda mais forte e combativa em São Paulo”, afirmou. A etapa nacional será realizada em Salvador/BA, nos dias 7, 8 e 9 de agosto.


Conferência LGBTQIA+


A 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+ da Região Metropolitana da Baixada Santista será realizada no dia 28, das 12 às 14 horas, na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92, Centro - Santos/SP). O tema do encontro é Construindo a política dos direitos das pessoas LGBTQIA+ na Baixada Santista. Segundo os coletivos e conselhos de direitos organizam a conferência, este é um momento histórico de escuta, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população.







Comentários


bottom of page