top of page

Estudantes conquistam passe livre nos ônibus durante o Enem em Santos

  • Foto do escritor: Carlos Norberto Souza
    Carlos Norberto Souza
  • 4 de out.
  • 3 min de leitura

Centro dos Estudantes da Baixada Santista comemora anúncio que prefeito assinará decreto que autoriza gratuidade no transporte público municipal nos dias do exame que é 'porta de entrada' do ensino superior



ree

Matheus Café reapresentou a pauta dos universitários e o CES recebeu com entusiasmo: "Nosso sonho vai virar realidade" - Foto: Redes Sociais/Chico Nogueira


O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), Antônio Carlos Silva Gonçalves, disse, nesta sexta-feira (03/10), que nos próximos o prefeito Rogério Santos deve assinar decreto para garantir a gratuidade no transporte nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio ocorreu durante a audiência pública promovida pelo vereador Francisco Nogueira (PT), na Câmara, sobre tarifa zero e subsídio do transporte coletivo.


Gonçalves comunicou a novidade em resposta à reivindicação do presidente do Centro dos Estudantes de Santos e Região, Matheus Café (foto), que reafirmou essa demanda antiga. "Agora, que nos dois dias a gente não precise pagar ônibus, que os estudantes consigam chegar no locais de prova e consigam acessar a universidade", defendeu.


Tatto: "O momento é agora"


A tarifa zero no transporte público de Santos foi debatida com a presença do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), um dos parlamentares que abordam essa pauta no Congresso. Tatto disse ter dialogado com presidente Lula, que teria determinado a realização de estudos em nível federal envolvendo ministros do Governo Federal e demonstrado vontade política de concretizar o passe livre, possivelmente, em eventual próximo mandato com o objetivo de democratizar o espaço público e o direito de ir e vir. O deputado explica que é necessário criar um sistema nacional de mobilidade urbana, com a definição das fontes de recursos e as atribuições da União, estados e municípios. "Politicamente, o momento é agora. Essa tem que ser uma bandeira do povo brasileiro", afirmou.


Espécie de SUS


O vereador Francisco Nogueira é autor do projeto de lei 333/2023, para que seja implementado o passe livre em Santos. O objetivo é criar um fundo para o transporte público, com recursos da Prefeitura, do Estado e da União. Nas redes sociais, o petista diz que a ideia é fazer uma espécie de SUS para a mobilidade urbana. "Santos pode ser uma cidade modelo para a tarifa zero. Temos todas as condições para consolidarmos esta conquista à população", publicou.


Entrada, permanência e formação


Segundo Café, a gratuidade do transporte coletivo nos dias do Enem é uma conquista da luta dos estudantes "que querem avançar cada vez mais e conquistar a tarifa zero estudantil", que é uma das principais pautas da atual gestão do CES de construção de políticas públicas voltadas ao acesso e permanência estudantil, ou seja, para que cada estudante possa alcançar não só o desafio de ingressar na graduação, mas também permanecer no curso e concluir a formação universitária. O exame será aplicado em 9 e 16 de novembro. "Nosso sonho vai virar realidade".


Fim do genocídio


Neste domingo (05/10), na Praça das Bandeiras, em Santos, a partir das 15h, manifestantes voltam a exigir o cessar fogo, o fim do genocídio do povo palestino e apoiar a Global Sumud Flotilha, movimento que conta com 15 brasileiros em meio a mais de 600 pessoas de quase 50 países que tenta levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e romper o cerco ilegal mantido por Israel. O ato exige também a libertação imediata dos ativistas presos por forças militares israelenses, entre os detidos estão brasileiros participantes dessa missão pacífica e humanitária.


Telma de Souza


A ex-prefeita Telma de Souza segue evoluindo bem após o AVC confirmado em exame realizado nesta quinta (02), informou ontem a assessoria do Instituto Telma de Souza. Ela está acordada, se comunicando com médicos e familiares, e deve deixar a UTI nos próximos dias para dar sequência ao tratamento com medicamentos. No comunicado, o Instituto agradece todas as mensagens de carinho e solidariedade recebidas. Telma passou mal em sua residência, no bairro do Embaré, no início da tarde da última quarta (01), permanecendo internada desde então no Hospital Beneficência Portuguesa.


Guarujá sem água


O PCdoB de Guarujá realizará, na próxima quinta-feira (09/10), o Debate Público sobre a Falta de Água em Guarujá e Região, a partir das 19h, na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291, Centro). De acordo com a convocação, famílias inteiras sofrem todos os dias com torneiras secas, contas altas e promessas que não são cumpridas. Para o Partido, é momento de ouvir a população, cobrar soluções e construir saídas coletivas para a questão.



Comentários


bottom of page