top of page

Instituto Sindest promoverá reflexões sobre os desafios da saúde mental no século 21. Programação tem início nesta semana

  • Redação
  • 12 de out.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de out.

Palestras e bate-papos vão abordar os impactos nos trabalhadores, a luta antimanicomial e o cuidado com as mães atípicas nos dias 14 e 30 deste mês e em 1º de novembro



ree

Imagem: Mohamed_hassan/Pixabay



O Instituto Sindest, criado pelo Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos, realizará nas próximas semanas três encontros para debater sobre os desafios da saúde mental enfrentados por trabalhadores, estudantes e mães no século 21.


A primeira atividade, a palestra 'NR1 e os desafios da saúde mental dos trabalhadores', será realizada nesta terça-feira (14/10), na sede do do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Santos - Sintrasaúde (Avenida Ana Costa, 70), com três especialistas no tema, Guilherme Vidal, Luiza Passos Modica e Fabiula Diogo, a partir das 19h.


Segundo o presidente do Sindest, Fábio Pimentel, a palestra abordará "todas as implicações da saúde mental no mundo do trabalho que provocaram alterações na NR1". NR-1 é a Norma Regulamentadora nº1, a base das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil, que tem objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais para proporcionar ambiente de trabalho mais seguro.


A legislação trabalhista determina que os empregadores têm o dever de zelar pela integridade física e psicológica dos seus empregados (conforme os artigos 157, 158 e 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, CLT). Mas, segundo o Instituto Sindest, o Brasil registrou, em 2024, aumento de 68% no número de afastamentos do trabalho devido a transtornos mentais como ansiedade e depressão, em comparação com o ano anterior.


"Vamos discutir esse assunto que aflige os trabalhadores provocando afastamentos do labor", afirma Pimentel.


Palestrantes


Vidal é psicólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com pós-graduação no programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande/SP. Ele atua com foco na promoção da saúde, atenção primária e no fortalecimento do cuidado integral à comunidade.


Luiza é psicóloga formada pela Unisantos e pós-graduada em Neuropsicologia pela Faculdade Metropolitana, com experiência no atendimento em clínica social para atenção de pacientes com dependência química. Ela realiza ações voltadas à ressocialização das pessoas.


Fabiula é psicóloga especialista em Saúde Mental nas Organizações e atua como palestrante, mentora e consultora em programas de desenvolvimento humano e saúde emocional no trabalho. Em sua atuação, ela busca transformar ambientes organizacionais em espaços mais humanos, produtivos e equilibrados.


Inscrição gratuita


No dia 30 deste mês, será a vez do tema 'CAPs não é meme! A luta antimanicomial', a partir das 19h, em local a confirmar. A programação termina em 1º de novembro com o bate-papo 'Mães atípicas: saúde mental de quem cuida', às 15h, no Instituto Arte no Dique, no bairro Rádio Clube, em Santos.


As discussões sobre a saúde mental dos trabalhadores, a luta antimanicomial e o cuidado com as mães atípicas são gratuitas e abertas ao público. Para participar, se inscreva no formulário: Os desafios da saúde mental no Século XXI. Além do próprio Sindest, o projeto tem o apoio do Instituto Telma de Souza, do Sintrasaúde, da Força Sindical, do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista e da Prefeitura de Santos.


Instituto Sindest


De acordo com a apresentação, a missão do Instituto Sindest é promover o bem-estar coletivo e a valorização humana, atua em projetos de áreas como educação, cultura, arte, esporte, saúde e serviço social com o propósito de incentivar o desenvolvimento social e econômico, combater a desigualdade e fortalecer valores como ética, cidadania, inclusão e justiça social. "Estamos comprometidos com a transformação social, construindo uma Santos mais justa, humana e solidária", destaca publicação nas redes sociais.

Comentários


bottom of page