Centro dos Estudantes de Santos e Região debaterá rumos da luta estudantil e lançamento de Plebiscito Popular neste sábado (21/06)
- Carlos Norberto Souza
- 20 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago.

O Congresso do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES), a ser realizado amanhã (21/06), a partir das 13h, vai debater os rumos do movimento estudantil e da educação, além de eleger a nova direção da entidade que representa os universitários da Baixada Santista, na Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias - Santos/SP). A programação tem ainda o lançamento da BS do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo.
Mobilizar, unir e ocupar as ruas para mudar as universidades é o lema do congresso, cujo objetivo é construir um movimento estudantil combativo, democrático e comprometido com as lutas do nosso tempo: contra os cortes na educação, por permanência estudantil, por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
O Congresso do CES reunirá um conjunto amplo de entidades estudantis, coletivos de jovens, organizações políticas, movimentos sociais, sindicatos e outras entidades da sociedade civil, além de estudantes que irão participar da programação deste que é considerado o maior fórum estudantil da Região.
“Vamos reunir estudantes de toda a Região para debater sobre a situação das universidades e para mudar a nossa realidade. Políticas públicas, permanência nas universidades, mercado de trabalho e combate às opressões são alguns dos temas que serão pautados”, afirma Matheus Café, presidente do CES.
Plebiscito
Durante o Congresso, a Frente Brasil Popular - da qual o CES faz parte - e a Frente Povo Sem Medo realizarão o lançamento regional do Plebiscito Popular, iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes. De julho a setembro, milhares de urnas e pontos de votação serão organizadas em todo o País, tendo como pautas a redução da jornada de trabalho, fim da escala 6x1 e defesa isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil acompanhada da taxação dos super-ricos.
Programação
13h30 - Abertura
14h - Lançamento do Plebiscito Popular Baixada Santista
15h - Circuito de debates
16h30 - Plenária Final




Comentários