PCdoB renova direção em Santos e elege nova presidenta
- Redação
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de set.
Jovem e experiente, Nicoly Mendes agora está à frente do Partido na cidade, ao lado do Comitê Municipal recém-eleito, com objetivo de aproximar comunistas ainda mais da população

Nicoly Mendes sucedeu o servidor Daniel Gomes (ao lado), diretor do Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos (Sindest)
Foto: PCdoB Santos
O PCdoB de Santos elegeu a dirigente Nicoly Mendes (foto) nova presidente do partido local, em conferência municipal realizada no último sábado (23/08), no auditório do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport). O novo Comitê Municipal, órgão de direção do partido na cidade, também foi eleito para ajudar a conduzir a organização partidária no próximo período.
Aos 31 anos, Nicoly representa a visão de uma mulher e jovem que acredita na política como instrumento de transformação social, além de sintetizar o esforço de renovação e experiência da nova direção municipal eleita. “Assumo a tarefa com o desafio de intensificar a luta por justiça social, para fortalecer os direitos do povo, defender a soberania nacional e a democracia, aproximando o partido ainda mais da população", afirma.
A nova presidenta do PCdoB em Santos destaca os desafios de modernizar a comunicação do Partido, ampliando sua inserção nos bairros para "fortalecer a luta por justiça social e democracia, em sintonia com as necessidades e esperanças do povo santista".
Trajetória
Produtora de eventos e estudante de Pedagogia, Nicoly iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, tendo sido presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) entre os anos de 2011 e 2014 e integrante a direção nacional da União da Juventude Socialista (UJS) de 2011 a 2016.
A jovem comunista liderou mobilizações como a luta pela destinação de 10% do PIB para a educação, pelo passe livre no transporte público, pelo fortalecimento do Programa Universidade Para Todos (Prouni), pela política de reserva de vagas e pela defesa da educação pública de qualidade. Ela também participou de ocupação na Assembleia Legislativa de São Paulo em atos organizados pelo movimento social paulista.
Desde os 17 anos, Nicoly faz parte da direção estadual do PCdoB em São Paulo. Segundo ela, o Partido ampliou a sua militância em defesa da democracia, da juventude e da soberania nacional. Entre 2017 e 2024, Nicoly atuou como assessora parlamentar da ex-deputada e vereadora Telma de Souza. "O trabalho ao lado da Telma aprofundou a minha experiência em políticas públicas e no diálogo com a população santista", reconhece.
16º Congresso
A Conferência Municipal é etapa preparatória do 16º Congresso Nacional do PCdoB, que será realizado em outubro, em Brasília. Em todo o País, militantes, filiados e convidados estão discutindo temas como a crise do capitalismo, a crise climática, a precarização do trabalho, os caminhos para um mundo multipolar, os rumos do atual governo Lula e da luta pelo socialismo, entre outras questões do projeto de resolução política do PCdoB que, ao lado ao ser concluído, irá nortear a atuação partidária nos próximos anos.



Comentários